31 dezembro, 2011

ANO FAVORÁVEL



Ano Favorável desejamos a todos que convivem com a iniciativa de fazer a diferença em suas vidas e acompanham o trabalho da AMC.

Todos são importantes, e quando oramos pedimos por todos.

Enxergamos o Ano Novo continuidade de um encontro com mais trabalho, entregamos tudo para que Deus nos guie e nos dê decisões de acertos, pois ainda imperfeitos chegamos até o fim e buscamos a mudança para melhor, confiamos no valor das promessas da Palavra e entregar-se a vontade de Deus é encontrar a solidez de grandes conquistas.

O trabalho executado na AMC tem um valor inextinguível, não apenas por se tratar de uma associação, mas ela desempenha uma tarefa anual de acompanhar e se familiarizar com cada caso que se abraça.

Observamos que a família é o fator principal, pois o abandono, desprezo que vimos de uma mãe, pai, filhos que deixou de exercitar em meio a uma dificuldade, o caminho mais fácil foi desprezar a quem tanto se dizia amar.

Trabalhamos para amenizar essa dor, mas o vazio que fica no coração de cada um, só mesmo um Pai fiel pode preencher quando há uma entrega cristã verdadeira e reconhece que Deus deu seu único filho a favor da humanidade.

A luta continua, o ano vai continuar, mas jamais vamos perder a esperança que encontraremos pessoas doadoras e que levará o bom animo e uma palavra de fé as pessoas que estão sendo rejeitadas: pela família, sociedade, ou por algum motivo estão sofrendo uma dor.

Seja essa pessoa escolhida e desempenhe a função de cristão, pois quanto mais damos, mais valor acrescenta-se dentro de nós, não porque estamos recebendo nada em troca, mas pelos frutos que guardam nossa alma e faz de você o desejo de realizar na vida de quem não conhece uma semente de esperança dando dignidade e respeito mútuo.


                                             
Tenham um excelente ANO,
Rosana Oliveira

23 dezembro, 2011

CAUSADORES DO BEM



Se fôssemos relatar tudo o que foi feito neste ano em benefício do próximo, não caberia no coração de cada voluntário que participou dos momentos felizes da AMC.

Todos nós temos um tempo para nos dedicarmos, dar um aperto de mão, um sorriso, um abraço, uma história, um afago que sempre os menos favorecidos estão esperando.

Corremos contra o tempo, mas sempre fazemos de nossa vida, um momento dedicado a alguém que nos espera sem mesmo ter-nos convidado.

Nossa preocupação é grande e muito bem-vinda, pois ela nos conduz a boas ações e nos sentimos gratos, pois doamos e não esperamos nada receber. Mas o valor de deixar feliz um idoso, uma criança, um ser imagem e semelhança de Deus, é uma alegria imensa. Ainda é pouco o que fazemos, mesmo assim se pode mudar uma situação.

É com muito amor que a AMC agradece o carinho de todos vocês que somaram a essas instituições. Não importa o tempo deixado, mas neste ano que passou a semente foi plantada e, com certeza, nós estaremos aqui pensando em cada um de vocês e agradecemos a Deus que abençoou o trabalho da AMC.

O amor é o nosso fruto, ele multiplicado é a soma de toda força. Estamos confiantes estamos e todos vocês já estão dentro dos nossos corações para um ano que virá de trabalho e muito sucesso.

Mais uma vez agradecemos a todos nossos parceiros e lhes desejamos o melhor para o ano que se iniciará. Tenham muita fé e sintam-se afagados de orações, pois é incansável o bem que queremos para cada um que contribui, se doa, e abraça a causa do próximo como um ente querido seu.

Tenham um ótimo fim de semana,

Rosana Oliveira

16 dezembro, 2011

PARA REFLETIR


Para mudar o interior é necessário uma reflexão sobre acertos e erros.


A rotina nos absorve de tal maneira que não paramos e a vida segue de qualquer jeito: Descontrola-nos, nos desanima e nos tira a paz. Muitas vezes acomodados nos comparamos, mas todo mundo passa por isso!


Quando há um querer, uma vontade de mudar ainda no erro encontramos força para não deixar que os dias passem e nada aconteça.


Sem se dar conta essa força trás vida de tal maneira que tudo vai se modificando e não deixa que as coisas percam o sentido.


Quando a gente adia, a gente não consegue, quando a gente determina as coisas mudam e faz refletir o que melhor a vida tem a nos oferecer.


Não espere mais, de um tempo para você!


Um Lindo Final de Semana,


Rosana Oliveira





                                       

04 dezembro, 2011

5 DE DEZEMBRO, DIA DO VOLUNTARIADO

1. Todos podem ser voluntários

Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário: todos podem contribuir, a partir da idéia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica, exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.
2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe

Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
3. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária

Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. ? Contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento de estar sendo útil a alguém é uma motivação fortíssima para o envolvimento de pessoas como os idosos, aposentados e portadores de deficiências, que a sociedade tende a desvalorizar e considerar inúteis
4. No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha a comunidade

A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade

O voluntariado não compete com o trabalho remunerado nem com a ação do Estado. Sua função não é tapar buracos nem apenas compensar carências.
Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.
6. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto às necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário

Tradicionalmente, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. O reconhecimento da urgência de ações nessas áreas não é contraditório com a valorização de novas possibilidades de voluntariado nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, etc. Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.
7. Voluntariado é ação

O voluntário é uma pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.
8. Cada um é voluntário a seu modo

Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes, é uma instituição inteira que se mobiliza, seja eles um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa. No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas.
9. Voluntariado é escolha

Cada um contribui na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.
10. Voluntariado é um fenômeno mundial

A escolha do ano de 2001, pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Voluntariado, representa o reconhecimento internacional do voluntariado como fenômeno contemporâneo e global. Esta celebração é uma oportunidade a ser aproveitada para consolidar o voluntariado no Brasil como componente essencial de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa.
Rosana agradece o carinho de todas as voluntárias da AMC.