05 fevereiro, 2014

Volta as aulas
Pais, participem desse momento

Quem quando criança adorava curtir as férias e nem se preocupava com a volta às aulas? É claro que a resposta de todos é: Eeeeeeeeeu! Principalmente no verão quando se pode ir à praia, jogar bola ao ar livre, ir ao cinema, ao parque, acordar a hora que quiser, sem preocupação... Que delícia! Mas, chega final de janeiro e início de fevereiro, não tem jeito. É hora de voltar a realidade e começar tudo de novo. Voltar as aulas. A rotina é a mesma de sempre. Acordar, tomar o café, colocar o uniforme e rumo a escola, ou para alguns as atividades escolares começam mais tarde. Para muitas crianças e adolescentes esse é o pior martírio e, a maioria acha essa rotina cansativa e muito chata. Até que eles tem razão algumas vezes mas, cabe a você pai, mãe, responsável fazer a criança ou o adolescente perceber a escola de uma forma diferente e importante.
Esse papel é seu. A criança é influenciada pelo meio em que vive. Quando ela percebe que os que estão ao seu redor vibram com alguma coisa, ela quer partilhar dessa emoção. Não tem jeito, tudo começa na família. A escola é o segundo meio socializador. Não deixe de exercer seu papel de grande incentivador. Pode ter certeza que a escola fará o seu muito bem.
Se, seu filho (a) ainda é pequeno e este é o seu primeiro ano na escola, dialogue com ele (a) dias antes de começar no novo ambiente, leve-o antes para que conheça o espaço e se familiarize. Diga que lá tem bastante amiguinhos, que a escola é bonita, é florida (ainda que não seja) lembre-se que o seu incentivo é essencial. Quem não quer ouvir coisas boas?  Fale da professora (a famosa tia) que ela é legal, vai contar estorinhas, pintar, brincar.... O que vale não é o espaço físico. O que vale é a escola que deve ser adorada e respeitada desde sempre. Seja co participante desta instituição que não está falida. A escola precisa de aliados e ela conta com você, responsável.
E, quanto aos veteranos na escola, ele também precisa de sua contribuição no estímulo aos estudos. Seja proativo, acompanhe, mostre interesse no seu retorno escolar. Pais e filhos tem que ser parceiros. Conte experiências de sua época escolar, de seus medos e até se não tiveram a oportunidade de estudar quando menor. O seu testemunho será de grande valia para que o faça enxergar a importância dos estudos e a escola.


“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. (Paulo Freire)

Po Aline Dias