11 março, 2014

Em que escola meu filho deve estudar?

É muito comum ouvirmos os pais fazerem essa pergunta e, não é de se espantar, pois existem escolas pra todos os gostos. Escolas com muitos alunos e outras com poucos, escolas tradicionais, construtivistas, democráticas, enfim, uma infinidade. Mas, a quem cabe a responsabilidade de escolher a escola que meu filho deve estudar? Qual é a escola ideal? Quem decide?
Sempre devemos ter em mente que a escola é uma extensão da nossa casa, repito “extensão” e não nossa casa. Sabemos que muitos pais é quem decidem onde seus filhos devem estudar, até concordo em certo ponto pois às vezes a criança ou o adolescente fica indeciso para escolher mas, é sempre bom lembrar que o diálogo, a troca de ideias tem grande valor, afinal de contas quem vai estudar lá não é o pai ou a mãe e sim o filho. Há pais que são taxativos na escolha. Seja maleável. Há crianças que passam muito mais tempo na escola do que na própria casa. Nunca escolha uma escola por modismo, quer dizer, me falaram que aquela escola era boa ou, prefiro uma escola tradicional, pois impõe regras ou, a liberal. Nem sempre a escola ideal dos pais é a ideal para seu filho, lembre-se disso. Dias atrás estive conversando com uma amiga que trocou sua filha de escola por ser distante de sua casa, muitos gastos com passagem de ônibus, tudo bem, cada um sabe onde o seu calo aperta e resolveu matriculá-la numa escola próxima de sua casa, ótimo. A partir daí começou o terror. Nos primeiros dias de aula tranquilo, aparentemente a filha estava bem mas, depois de um mês ela começou a chorar dizendo que não queria ir à escola. Ela tinha seus motivos. Eu aconselhei a mãe e disse que era importante ela conversar com a filha e saber o porquê dela não querer estudar lá.
O ambiente familiar nessa hora pesa, considere isto. Lembre-se dos valores que você ensinou. Escola ideal não existe mas, existe a escola adequada para cada pessoa. Sempre se pergunte: O que priorizo? Qual o jeito que eu gostaria que meu filho fosse educado? A escolha tem que estar dentro de suas expectativas e também do seu filho.
Paulo Freire escreveu: 
“Escola é…
o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros...
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora, é lógico…numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.”


Por Aline Dias












Nenhum comentário: