25 junho, 2014

VOCÊ JÁ DIALOGOU COM SEU FILHO, HOJE?
      A palavra diálogo no dicionário quer dizer: fala que há a interação entre dois ou mais indivíduos; colóquio, conversa; contato e discussão entre as partes para se chegar a um acordo.
    Talvez você pense assim: É claro que falei com meu filho hoje! Bem respondido. Mas, a pergunta é: Você já dialogou com seu filho, hoje? Muitos pais não imaginam o quanto é importante o diálogo com o filho. O diálogo aproxima e, a falta dele, distancia. Dialogar com o filho é também escutar. O diálogo não é um monólogo. Através dele pais e filhos podem se conhecer melhor, externam suas opiniões e sentimentos mas, nunca se esqueça, a boa convivência é tão importante quanto o diálogo. No diálogo, deve-se ter humildade, pois o mesmo exige-se uma réplica. Quer dizer, um fala e o outro ouve e vice-versa. Ouvir e escutar não tem o mesmo sentido. Ouvir refere-se a audição. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpretar a comunicação.   Escutar é muito mais do que ouvir. A pessoa tem que entender o que foi falado, perceber o que foi dito, ter sensibilidade... e por aí vai.
A família é referência para a criança e o jovem.  Não se omita a esse simples gesto que é favorecedor da interação familiar que é o diálogo. Através do diálogo ambos se conhecem e se permitem acertar e errar, descobrir sentimentos que até então nunca foram verbalizados. Ninguém é dono da razão. Para se ter um bom diálogo, devemos nos colocar no lugar do outro para entender, ter o coração atento, ajudar e acima de tudo não criticar, pois quando fazemos isso, causamos o distanciamento.
Aqui vão algumas dicas para se começar um diálogo:
Diga como se sente diante do que aconteceu. Quer dizer: Estou triste, decepcionado, furioso... 
Relate o que aconteceu e dê sua opinião. Você fez isso e achei errado...
Proponha mudanças. Gostaria que de hoje em diante fosse assim... Nunca imponha sua opinião, demonstre interesse em ajudá-lo (a).
Mostre benefícios para o problema. As coisas poderiam ser melhor se fossem feitas assim... Mostre também os malefícios do problema.
Diga que a partir de hoje você vai confiar nele, pois acredita nele (a).
Não se esqueça, dialogar com o filho é também escutá-lo.
Tenha um bom diálogo.


“A construção do conhecimento se faz através do diálogo” Paulo Freire.


Texto por Aline Dias

Nenhum comentário: