16 abril, 2014


CONFIANÇA 
A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento interpessoal e o confiar plenamente ou não, vai depender da historia de vida de cada pessoa, dos valores éticos e morais, da conduta aceitável e/ou inaceitável. 
Podemos dizer que confiar parte do princípio de alguns conceitos básicos como: segurança íntima, valores, educação, certeza em si mesma e conquista.
A maioria das pessoas tende a buscar no outro à certeza que muitas vezes não encontra. E ai é preciso confiar em si mesmo para que se possa confiar no outro.
“Assim que você confiar em si mesmo, você saberá como viver”. Johann Goethe

         Podemos colocar também que, quem mantém uma relação com uma pessoa, com um grupo, sem confiar nele? Ou, se preferirem, quanto tempo dura uma relação se a confiança acabou?
É que a confiança não é estática, ou seja, vai depender da ação de cada pessoa para com o outro, tem que ser ganha e reforçada ao longo do tempo pela aderência constante aos valores que estão no seu fundamento. “Exige esforço e vontade para manter”. A confiança além de tudo é um ato, uma ação. 

Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada, e você já parou para pensar que ninguém pode sentir o que você sente, da forma como você sente?
Somos diferentes! Muito diferentes!
 A sua alegria é só sua, a sua dor e tristezas são só suas.  A forma como você enfrenta uma perda, por exemplo, é diferente da forma de outra pessoa. Porque você é um ser singular neste mundo, nem os gêmeos pensam e sentem de forma igual.  Muitas de nossas dificuldades nas relações estão justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos.
Para conquistarmos a confiança de alguém é preciso lidar primeiro com as diferenças que aquela pessoa tem, ou seja, cada pessoa é de uma forma diferente.
Exemplo:
Conflitos que às vezes aquela pessoa tem dentro dela e não sabemos.
Frustrações e/ou decepções, que nem ela mesma sabe que existe dentro dela.
Penso que não podemos dar aquilo que não temos e isso ocorre porque nos relacionamos com as pessoas partindo de nossas próprias referências pessoais, ou seja, da nossa história de vida achando que o outro não nos compreende.
Queridos leitores colocarei algumas dicas para darmos a nós mesmos sempre uma oportunidade de vivermos melhor conosco e com os outros.  Devemos ou podemos tentar, abstrair do outro o porque de suas ideias. Evite o sentimento de bate e pronto.Mostre que você está aberto a coisas novas, não pense que será inferior por isso.Devemos reconhecer que podemos errar que somos limitados e que não atenderemos sempre ás expectativas dos outros.Assim, começamos a perceber que não é difícil conviver com o diferente, mas é difícil pararmos de agir com o outro como se esse outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.


"Como seres humanos, não somos capazes de ter a visão completa das coisas. Mas o Senhor tem essa capacidade, e Ele está fazendo a obra à Sua maneira e no Seu tempo”



Drª Rita Dantas
Psicóloga





Nenhum comentário: