24 abril, 2014

Tecnologia. É saudável quando sabemos usá-la.
Não tem como fugir. Em pleno século XXI a tecnologia ou para ficar mais fácil, a informática já se tornou comum a vida de todos ou melhor de quase todos. Prova disso é que quando chega no Dia das Crianças ou no Natal seu filho, neto, sobrinho... ao invés de pedir um carrinho ou uma boneca pede um computador, tablete, smartphone. Bem-vindo a era tecnológica. A informática faz parte de nossas vidas. Temos que assumir.
No português, a palavra informática é a junção das palavras informação+ automática, podendo assim dizer que a informática é uma ciência que estuda o processo automático da informação por meio do computador. Simples, não? Que nada. Computar tudo isso, é complicado. Relaxa, se você não é vai se tornar um ser tecnológico.
Muitas escolas tem aulas de informática e as mais modernas aulas de tecnologia. O melhor de tudo é que a escola é uma forte aliada nesse processo de aprendizagem. A escola não pode ficar de fora enquanto vivemos num mundo digital.
As crianças de hoje não são como antigamente que chegavam à escola pronta a receber as informações ditas pelo professor, eram consideradas como uma folha em branco. O professor era o mestre e detentor do conhecimento. As crianças de hoje já chegam à escola com suas opiniões formadas e, as vezes é até difícil moldá-las. Mal sabem falar mas já sabem decidir o que querem e devemos parte disso a essas tecnologias que nos influenciam constantemente formando e transformando nosso comportamento.
Mas, é nessa hora que temos que ter o cuidado em perceber se toda essa tecnologia está modificando a criança ou o adolescente em pessoas melhores ou não.     
Para quem tem filhos entrando na adolescência é bom saber o que eles pesquisam nas redes sociais, quem são seus amigos, com quem conversam. Para melhor retratar o que disse recomendo aos pais que assistam o filme Confiar.   Resumindo, é a história de uma adolescente de14 anos que conhece nas redes sociais um homem que se passa por um rapaz jovem, marcam um encontro, se apaixonam e aí você já imagina o que virou a vida dessa adolescente e de toda sua família. A tecnologia só é benéfica quando sabemos utilizá-la e cabe a você responsável perceber tais contribuições. O mundo on line não representa perigo pelo contrário é muito proveitoso quando você acompanha os passos dos seus filhos na rede, não proibindo mas orientando e ensinando.

“Ensinar é Aprender duas vezes” (Joseph Joubert).

Por Aline Dias

Nenhum comentário: