Silenciar na hora certa é uma grande
experiência e renovação Pessoal!
|
Como precisamos ficar em silêncio nas diversas circunstâncias da nossa vida! Silenciar no devido tempo é uma atitude de sabedoria. O nosso silêncio não pode ser confundido com covardia, medo ou conivência com o erro, com a injustiça ou quaisquer formas de pecado. “Eu não me preocupo com o grito dos maus, mas com o silêncio dos bons”. Este silêncio a que dou referência é o silencio negativo. O silêncio positivo é quando aprendo a ficar calado e deixo o outro falar. Quando ouço mais e falo menos. Na verdade, o silêncio é o equilíbrio dos diálogos. Aprender a silenciar no tempo certo.
Tiago 1.19 nos ensina: “O homem seja pronto para ouvir (silêncio), tardio para falar e tardio para se irar” é sinal de prudência, de sabedoria.
Este princípio bíblico é muito precioso nas nossas relações, inclusive em nossa relação com o Senhor, procurando ouvi-lo mais.
Quando silenciamos nós temos a capacidade de aprender e motivar os outros a repartir o coração. Não é muito fácil, mas sim um exercício diário.
Ouvir é uma arte.
Jesus para mim é o exemplo de alguém que ensinou pelo silêncio, pois Suas atitudes e Seus atos falavam muito mais, diante dos acusadores, Ele silenciosamente escrevia na areia.
Quando da negação de Pedro o Senhor Jesus só olhou (silêncio) para ele. O olhar (silêncio) do Mestre bastou para desencadear em Pedro uma profunda consciência de pecado, de falsidade e falta de compromisso.
Usar do silêncio é uma forma de comunicar humildade, mansidão e profundo amor.
O silêncio é necessário nesta geração tão barulhenta que não consegue silenciar ao ver tanto brilho na noite à dentro.
Ele é terapêutico, pois permite ouvir mais aos sinais que vem de Deus.
No
desejo que o povo tirasse o máximo de proveito das instruções, o Altíssimo
disse certa vez: Guarda silêncio e ouve, ó
Israel! Deuteronômio 27.9
No
silêncio, revelamos um comportamento de temor e apreciação diante de Deus, como
diz:
Bom é aguardar a Salvação do Senhor, e isso, em silêncio. Lamentações 3.26
Essa foi minha
experiência nos 40 dias que estivemos em um propósito para Deus.
|
|
Dra. Rita Dantas Psicóloga |
Nenhum comentário:
Postar um comentário