20 fevereiro, 2015

BONDADE E CORTESIA


Bondade e cortesia são qualidades que faltam ao homem da atualidade.
Há um método que nos permite avaliar o nosso progresso na Fé e o nosso aprimoramento espiritual. 
Primeiro devemos evitar as desavenças, depois desenvolver a bondade,  por fim nos tornarmos mais corteses. Se conhecermos pessoas com tais atributos, veremos logo que é uma pessoa polida, que se aprimorou e que possui o valor da Fé. 
Essa pessoa será estimada e respeitada por todos,  suas atitudes valerão como uma silenciosa divulgação de Fé; concretizada em atos.
Mas o mundo atual mostra-nos, a todo instante, como é carente dessa bondade e cortesia.  Por parte, o ser humano vive a esmiunçar os defeitos alheios, falando e recriminando a toda gente, salientando sempre os seus aspectos desagradáveis. 
Podemos até afirmar que quase não existe cortesia no homem moderno.
Há, nele, um requinte de egoísmo, grosseria, espírito calculista e constante desculpa para todos os erros que comete. 
Não lhe importa se o outro não gostou, como ele ficou com isso e assim por diante, o que importa é que ele ficou bem, ou seja não importa ser desagradável aos outros, ou fazer aquilo que lhe convém, mas sem querer saber como o outro vai ficar ou não, ou seja, trata-se de um mundo egoísta e e individualista.
Por isso devemos sim avaliar a nossa Fé, para medirmos se realmente estamos bem com nós mesmos ou se apenas estamos vivendo e é o bastante. 
Devemos avaliar se quando dizemos que temos uma Fé, se cremos nela, e pensarmos nos nossos atos e assim poderemos ser e ter uma formação bondosa e cortês. 
A formação de uma pessoa bondosa e cortês depende unicamente da Fé.

Sei que a bondade e a fidelidade
me acompanharão todos os dias da minha vida,
e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. 

                                                         Salmos 23:6

Rita Dantas - Psicóloga 







Nenhum comentário: