30 abril, 2009

Mamãe não trabalha

Era uma vez uma mulher que perdeu seu nome de batismo, ou melhor, trocou-o por outro muito usado: Mãe.
Sendo mãe, tornou-se uma pessoa essencialmente "chata". A maior cobradora da paróquia: faça isso, faça aquilo...
O relógio toca. Começa a batalha.
_Vamos acordar, pessoal !
Corre ligar o fogo para o café. O leite também.
- Vamos ,crianças, vistam o uniforme.
O pai já está no banho.

-Rápido,tem aula.
Coa o café, serve a mesa.
-Vamos pessoal. Olhem a hora. Comam o pão. Escovem os dentes.
Pronto. O marido foi para o trabalho e os filhos para a escola. Trocou de roupa, tirou a mesa, limpou a louça do café. Arrumou as camas. Varreu a casa. Tirou o pó dos móveis. Chegou o verdureiro. Feitas as compras, corre ao açougue- Aproveita a saída e passa pelo banco, paga as contas de água e luz.
Volta correndo. Faz o almoço. Olha para o relógio. Está na hora do marido e das crianças chegarem.
Chegaram. Serve o almoço.
-Menino não belisque sua irmã!
O pai pede que lave seu macacão. Conta que hoje o trabalho melhorou um pouco, mas é para cuidar das despesas. Breve repouso e volta ao serviço.
A mãe lava a louça do almoço. A filha seca os pratos e o filho os talheres e se manda para o quintal. O cachorro aparece com os pêlos da cauda bem "aparados".
Esse menino! Foi por isso que ele pegou a tesoura...
-Crianças façam a lição de casa.
- Sim, claro arranjar figuras para tarefa de Geografia. Costurar a barra da calça do menino. Pregar o botão na blusa da menina.
- Mãe, amanhã é o aniversário da professora. Tenho que levar um bolo.
Pronto o bolo está no forno. Enquanto assa, lava o macacão.
-Vamos ao dentista. Cuidado ao atravessar a rua.
Passam na panificadora. Voltaram para a casa.
_Tomem banho!
Providenciar o jantar.
_ Não gosta de ovo? Tem que comer. Faz bem para a saúde. Fiquem quietos. Deixem o pai assistir o noticiário sossegado. Ele está cansado, trabalhou o dia todo.
-Vão para o banho! Já arrumaram o material para a aula de amanhã? Mas que turma! Desde de que chegamos do dentisa estou dizendo para irem tomar banho.
Todos deitados. Verificação total da casa. Deixar a mesa arrumada para o café matinal.
Ora veja ! O menino esqueceu de guardar o caderno.
Abriu-o. Deu uma olhada na lição. Ele preencheu uma página com dados pessoais: seu nome completo, data de nascimento, local e também dados familiares.
Profissão do pai: mecânico. Profissão da mãe: NÃO FAZ NADA SÓ FICA EM CASA.

( Itália P. Souza)

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse blog.Infelizmente é assim que acontece a maioria das pessoas não conseguem enxergar o valor de uma mãe e muito menos o quanto elas trabalham ,acho que só aqueles que já sentiram na pele isso sabem dar valor.

Carlinda Tinôco disse...

Ai que vontade de dar um cascudo nesse menino, hahaha. Pior que é homem, vai crescer e continuar achando que a esposa não faz nada... Mas fazer o que NE! A mulher tem um papel importantíssimo e sem ela a casa não tem andamento. Ela sim sabe organizar e tem tempo para tudo e terminar o dia sorrindo e completa. Muito bacana!!!

Margareth Pereira disse...

No início desta semana eu falei que ia postar algo sobre a rotina doméstica da mulher, não é que a Paty já tinha uma carta na manga e saiu na frente (rsrsrs!!). Meninas lembram que falei do nome que inventei para nós donas de casa? "Administradora Familiar", tem tudo haver com esse texto, gente tem coisa que mais chata que preencher um cadastro e se vc não é uma profissional atuante no mercado de trabalho, colocar "Do Lar", soa mais ou menos assim .... a mulher do lar, parece que só está enfeitando o lar, não faz nada na vida, é uma desocupada e fica só deitada esperando o maridão voltar do trabalho. A verdade é que somos a verdadeira multiprofissional. Temos que entender de economia doméstica, temos que ser chef de cozinha, de ser psicóloga do filho adolescente, professora particular nas tarefas escolares do filho, entender de decoração para harmonizar o ambiente do lar, ter noção de nutrição para colocar comida saudável na mesa para a família estar com saúde, entender de limpeza e higiene, ser personal style na hora de escolher o que comprar ou combinar na roupa do marido e dos filhos. manter as roupas de todos limpas e impecáveis ....... iiii cansei !!! vou ficar horas escrevendo e não acaba, e depois de tudo isso ainda cuidar da aparência não descuidando da vaidade, estar sempre linda, de bom humor, amável com todos. E o salário quanto é? E o reconhecimento? Só muito amor para cumprir tudo isso e se sentir feliz e realizada. Parabéns para todas que ocupam este cargo de "Administradora Familiar". Me recuso a usar este termo "Do Lar" e me auto promovi ... rsrsrs!!!!

Marilene Cardozo disse...

Meu Deus... fiquei cansada só de ler este texto, e é verdade mesmo, esse é o nosso dia a dia, "nós do lar"... trabalhamos tanto, não somos remuneradas, e muitas vezes nem reconhecidas, não isso tem que mudar, por isso a exemplo da Margareth, também vou me auto promover, agora sou "administradora do lar" e ai daquele que diser que eu "não trabalho, só fico em casa".
rsrsrsrs... mas em casa sou reconhecida sim, graças a Deus...!!!

Bjs a todas.