28 abril, 2009

PÃO DE MANDIOQUINHA

INGREDIENTES:


1/2 kg de mandioquinha cozida

3 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher de sal

1 xícara de óleo

1 colher de sopa de manteiga

1 kg de farinha de trigo

1 xícara de leite morno

75g de fermento para pão



MODO DE PREPARO:


Antes de preparar o pão, amasse a mandioquinha como se fosse um purê. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o sal, o óleo, a manteiga e a mandioquinha. Agora siga os passos seguintes:

Despeje o conteúdo do liquidificador em uma vasilha. Vá colocando aos poucos a farinha.



Siga misturando tudo com o auxílio de uma colher até a massa se tornar consistente, só então acrescente o fermento dissolvido no leite morno.


Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, e faça o processo de sovar, estique e puxe a massa sempre em direção a você. Quanto mais esse processo for repetido mais macio ficará o pão.



Devolva a massa ao recipiente cubrindo-a com um pano de prato por aproximadamente 1 hora, ou até que a massa dobre o volume.
Corte os pãezinhos com uma faca e modele-os da maneira que lhe agradar. Pincele-os com uma gema de ovo e leve para assar em uma forma untada. Em forno pré-aquecido até que estejam dourados.




Uma dica para minhas queridas amigas, se a quantidade de pão for grande para sua família, após esfriar conserve-os em bolsinhas plásticas para freezzer. Espero que gostem, minha família gosta bastante!!!!!! Beijos!!!!




5 comentários:

Margareth Pereira disse...

Re!!! tudo que eu queria no retorno da minha viagem era esse paozinho quentinho, com uma manteiga gostosa, um cafezinho fresco e uma amiga para bater um papo, me esperando!!!! Que pão é esse!!! Meu Deus!!! Preciso sentir o sabor urgente!!!!

Ilsa Fabro disse...

O cheiro de assadinho chegou até a mim!!!Vou fazer com certeza!
Regininha...Deus abençoe a cada dia de sua vida,dando-te sempre muitas inspirações sobre receitinhas deliciosas para o nosso blog!
Pq é bom demais!
Beijão

Carlinda Tinôco disse...

Quero parabenizar a minha cozinha predileta e dizer que estou muito feliz com a chegada da nossa amiga Margarete, pois quebrei tanto a minha cabeçinha pra por esse pãozinho mais não deu. Desculpa Rê , depois vc quebra a mandioqueinha na minha cabecinha baiana, rsrsrs...beijocas!

Marilene Cardozo disse...

Eu quero, eu quero...
Gente este pão deve ficar maravilhoso... aliás, Regina mãos abençoadas também para a culinária, vem me visitar querida, e se quiser pode trazer um pãozinho tá, rsrsrsrsr

Saudades de você, e de seus pratos deliciosos também, rsrsrsr.
Bjs...!!!

Patricia Costa disse...

Regina,
esse pão com certeza eu vou fazer... aliás as receitas estão dez... bjs mil, Paty Costa.